Sobre Dr. Guilherme Ayres Rossini
Nasci em Votorantim e cresci em Soracaba, interior de São Paulo. Mesmo vindo de uma família de médicos, como o meu avô, meu tio e pai na profissão, foi só na época do cursinho que decidi seguir esse caminho.
Na faculdade, porém, me apaixonei pela medicina e mergulhei de cabeça no aprendizado. Participei de plantões, fiz iniciação científica, apresentei trabalhos em congressos e ensinei os mais novos em monitorias. Inclusive, tranquei a faculdade para realizar um intercâmbio científico em Boston, EUA, onde trabalhei no laboratório de cirurgia robótica do Children's Hospital, vinculado à Universidade de Harvard. Essa experiência me tirou da zona de conforto e me ensinou, na prática, como o conhecimento médico é construído por diferentes pontos de vista.
Durante esse processo, antigos questionamentos surgiram: Qual a relação entre estresse e doenças autoimunes?
Existem doenças que realmente têm causas "idiopáticas"? Ou será que não estamos procurando no lugar certo?
Foi assim que comecei a me abrir para conhecimentos além do que era ensinado na faculdade, guiado por mestres que me inspiram até hoje.
Nessa busca, encontrei conceitos como o "Orgone" de Wilhelm Reich, o "Prana" da Ayurveda e o "Chi" da Medicina Tradicional Chinesa—todos relacionados a uma energia vital. Percebi que, apesar dos diferentes nomes e culturas, esses conceitos podem estar representando a mesma essência.
Minha jornada me levou a explorar áreas como a Termografia Médica, a relação entre o sistema nervoso autônomo e o metabolismo energético, e práticas integrativas como a Medicina Antroposófica e a Germanica Heilkunde. Descobri que essas abordagens complementares oferecem ferramentas valiosas para a prevenção e promoção da saúde, atuando em diferentes dimensões do ser humano.
Hoje, posso afirmar que fui escolhido pela medicina, e sou imensamente grato por essa escolha. Ela me proporcionou a oportunidade de aprender, desaprender e reinventar-me continuamente dentro das complexidades do ser humano.
Estou feliz por fazer parte desta egrégora do livro " O Novo Ser Humano" e escrever a APRESENTAÇÃO do livro, trazendo conhecimento sobre a intersecção sobre a Inteligência Artificial, Medicina e Espiritualidade . Aqui, me dedicarei a compartilhar conhecimentos que considero essenciais para o equilíbrio e bem-estar biológico, psicológico, social e espiritual.